A navegação no site é a maneira como você facilita a localização das informações em seu site para os visitantes. É importante por vários motivos: melhora a experiência do cliente, evita que usuários abandonem seu site e ajuda no SEO. Nesta postagem, mostraremos oito etapas para melhorar a navegação em seu site.
Os elementos de navegação do site
A navegação no site inclui a maneira como você organiza o conteúdo do seu site, ou seja, a criação de categorias e subcategorias, e como você ajuda os usuários a encontrar essas informações, por exemplo, por meio do uso de diferentes tipos de menus, links internos, mapas de sites e frases de chamariz.
Quando um site está bem estruturado, o usuário pode encontrar rapidamente as informações de que precisa. Isso melhora a experiência de uso do seu site, mantendo-os no site e aumentando as chances de uma conversão. Ao mesmo tempo, os mecanismos de pesquisa podem indexar seu site com mais eficiência e obter uma melhor compreensão dele. Isso ocorre porque a estrutura hierárquica de seus links internos mostra as relações entre as páginas de seu site, indicando quais são as mais importantes.
Usar nossas oito etapas para melhorar a navegação no site o ajudará a construir um site melhor ou a aprimorar o já existente. Aqui estão eles:
1. Crie um mapa do site
Se quiser melhorar a navegação em seu site, você precisa começar por ter uma visão geral completa de tudo o que ele contém. Isso pode parecer uma tarefa bastante difícil se você tiver um grande site com algumas categorias e pode ser fácil perder páginas se você apenas fizer uma lista por escrito. A solução fácil é criar um mapa do site.
Sitemaps são uma lista de todas as suas categorias e subcategorias e as páginas, postagens, páginas de produtos, etc. dentro delas, junto com um link para cada uma. Existem dois tipos principais de mapas de sites, HTML e XML. Sitemaps XML são muito úteis para ajudar os mecanismos de pesquisa a navegar em seu site e você pode carregá-los no Google Search Console sempre que fizer uma alteração em seu site. Para ajudá-lo a organizar seu site e fornecer um mapa simples que os visitantes possam usar, você precisa de um mapa do site em HTML. Ambos os tipos podem ser criados automaticamente.
Existem muitas ferramentas online gratuitas que você pode usar para fazer isso e tudo que você precisa fazer é digitar o URL da página inicial e a ferramenta fará o resto do trabalho para você. Com uma ferramenta online, você receberá um arquivo para download que poderá publicar em seu site. Uma solução melhor, no entanto, é usar um plug-in gerador de mapa de site. Eles são melhores porque atualizam automaticamente o mapa do site sempre que você altera o seu site. Eles podem criar sitemaps XML e carregá-los automaticamente no Google Search Console e criar uma página de sitemap HTML que pode ser visualizada pelos visitantes de seu site.
Depois de criar o mapa do site, você terá uma visão geral completa de todas as páginas do seu site e poderá ver como estão organizadas e o que precisa ser mudado. Esta é a primeira etapa para fazer melhorias.
2. Organize seu site para os visitantes
Ao criar um novo site ou reorganizar um já existente, você precisa se colocar no lugar dos visitantes. Onde eles pousam? Que informações eles procuram? Como você pode facilitar a localização dessas informações? Como você pode conduzi-los por meio do funil de jornada com o número mínimo de cliques? As páginas ou categorias principais são aquelas que devem ser mais fáceis de acessar e estão no nível superior de seus menus e outros recursos de navegação.
3. Não sobrecarregue o nível superior de um menu
Os usuários devem ser capazes de ver o nível superior de um menu com uma única olhada e localizar e clicar instantaneamente no tópico sobre o qual desejam encontrar informações. Se você tiver muitas categorias em seu site, colocá-las todas no menu superior pode torná-lo confuso. Embora você possa eliminar as menos importantes, uma solução melhor pode ser criar um pequeno número de novas categorias de nível superior das quais suas categorias existentes podem se tornar subcategorias.
4. Limite os menus de navegação superiores a dois níveis
Alguns menus superiores são muito complexos e permitem que os usuários vejam três ou quatro níveis de subcategorias. O problema é que geralmente eles são muito complicados e é fácil para os usuários se confundirem e se perderem com tantas opções. Os menus mais eficazes têm dois níveis: o nível superior sempre visível e uma lista de subcategorias dentro deles que aparecem quando um usuário passa o mouse ou clica. Mantenha simples.
5. Mantenha os títulos dos menus breves
Títulos de menu simples, organizados e fáceis de ver tornam mais fácil para os usuários encontrarem o link certo e ajudam seu site a parecer mais atraente. Se forem longos e o menu parecer desordenado, alguns usuários nem se darão ao trabalho de pesquisar, simplesmente abandonarão o site e irão para outro lugar – especialmente se estiverem usando smartphones com telas menores. Idealmente, mantenha-os em poucas palavras, no máximo.
6. Use o rodapé e as convenções do menu secundário
Quase todo usuário da Internet sabe que é prática padrão que os sites tenham menus ou links internos no rodapé das páginas. Eles também sabem que esses menus e links são geralmente reservados para tipos específicos de informações. Embora o menu superior geralmente inclua informações sobre nós, produtos, serviços, entre em contato conosco, etc., o rodapé é geralmente usado para ajudar o cliente. É onde os usuários vão para encontrar blogs, fóruns, atendimento ao cliente, bases de conhecimento, informações de envio, etc.
Outra convenção é ter um menu secundário no cabeçalho que contém links para a conta do usuário, cesta de compras, listas de desejos e assim por diante. Embora o menu principal seja para pessoas que procuram informações gerais, produtos e serviços, este cabeçalho secundário é especificamente para compradores, clientes existentes e membros.
7. Lembre-se de usar frases de chamariz clicáveis
Surpreendentemente, algumas empresas perdem algumas vendas simplesmente porque os visitantes não sabem como dar os próximos passos na jornada de vendas. As frases de chamariz (CTAs) dizem a eles o que fazer, por exemplo, compre agora, ligue para nossa equipe de vendas, assine nosso boletim informativo, etc.
Essas são ações vitais que você precisa que seu cliente execute se quiser que seu site seja bem-sucedido. Por esse motivo, você deve facilitar a navegação para a próxima etapa. Seu CTA precisa ser altamente visível, claramente rotulado e conter um link que leva o visitante diretamente para a próxima etapa.
8. Não se esqueça dos usuários móveis
Por fim, ao criar menus e links internos, lembre-se de que eles precisam funcionar com a mesma eficácia em dispositivos móveis de tela pequena e em laptops. Na verdade, como as pessoas agora passam mais tempo navegando em seus telefones do que em outros dispositivos e estão cada vez mais os usando para fazer compras, a navegação precisa ser centrada mais nos usuários móveis do que naqueles com PCs. Certifique-se de que a navegação do seu site funcione de forma eficaz em celulares, usando o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google .
Conclusão
Uma melhor navegação no site aprimora a experiência do cliente e pode ajudar seu site a aumentar as conversões. Também melhora o SEO, ajudando a indexar todas as páginas para que mais usuários possam encontrá-las. Esperançosamente, as oito etapas mencionadas aqui irão ajudá-lo a melhorar a navegação em seu site.
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